A comarca de Nova Mutum alertou os moradores sobre o envio de e-mails fraudulentos em nome da unidade judicial. Golpistas estão utilizando o nome da comarca para tentar enganar cidadãos, solicitando informações pessoais, dados bancários ou induzindo a pagamentos indevidos.
O órgão reforçou que não envia e-mails solicitando dados pessoais ou bancários, nem boletos ou links para pagamento. Qualquer mensagem eletrônica com esse teor deve ser considerada suspeita e ignorada. Em caso de dúvida, não clique em links e não forneça nenhuma informação.
Ainda esclareceu que as intimações realizadas virtualmente por oficiais de justiça, lotados no Fórum, são legais e regulamentadas. Essa modalidade de intimação, que pode incluir o uso do aplicativo WhatsApp, visa dar celeridade aos processos judiciais e facilitar a comunicação com as partes.
Para evitar cair em golpes e garantir a segurança ao receber uma intimação virtual, os moradores devem se atentar: identificação funcional – Todo oficial de justiça do Fórum possui uma carteira de identificação funcional emitida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Em caso de intimação presencial, o oficial sempre apresentará essa identificação; em intimações virtuais (via WhatsApp ou outros meios), o oficial de justiça deverá se identificar claramente, mencionando o nome completo, matrícula e o número do mandado judicial; a intimação virtual conterá informações básicas sobre o processo judicial ao qual se refere, como o número do processo e o nome das partes envolvidas. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o Fórum para confirmar a veracidade da intimação.
Nunca forneça dados bancários ou realize pagamentos diretamente ao oficial de justiça. As custas processuais, quando devidas, são recolhidas por meio de guias oficiais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.