quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Fórum cobra medidas de erradicação do trabalho escravo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

“Mato Grosso está entre os campeões no vergonhoso ranking do trabalho escravo no Brasil, há anos, competindo com o Pará nessa desgraça”. Este é um trecho da carta ao governador Blairo Maggi (PPS), protocolada hoje, 15 de fevereiro, no Palácio Paiaguás, pelo Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso. Membros das entidades que compõem o Fórum tentaram desde a última segunda-feira agendar audiência com o governador para tratar do atentado ocorrido no dia oito de feverieor, contra um Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho, que foi recebido a tiros pela Polícia Militar numa fazenda em Nova Lacerda. Como o governador não pôde atender, integrantes do Fórum concederam entrevista coletiva à imprensa e aguardam o agendamento da audiência para outra data.

“Estamos à disposição do governo de Mato Grosso para estabelecer uma agenda positiva, que possibilite uma interação entre a sociedade e o governo do Estado, para que haja o combate e a erradicação do trabalho escravo, que o governador insiste em dizer que não existe”, afirmou Inácio José Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça, ressaltando que os números mostram que Mato Grosso é o segundo Estado com maior número de libertações de trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho, no Mato Grosso, em 2005, houve 15 denúncias e foram libertados mais de 1500 trabalhadores.

De acordo com Inácio, o Fórum vai mostrar os números ao governador e discutir quais as medidas, estratégias e políticas, para garantir a segurança dos fiscais do trabalho e acabar com a cadeia do trabalho escravo no Estado. “Não basta apenas resgatar o trabalhador, é preciso políticas de qualificação e inclusão social”, afirmou. Ele disse ainda que é preciso maior punição aos fazendeiros que aliciam e exploram trabalhadores. Uma solução seria a desapropriação das terras onde houvesse trabalho escravo. Nesse sentido tramita no Congresso Nacional uma proposta de emenda constitucional.

Para a presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso, CUT-MT, Leoni Philippsen, o Estado representa o “contraste da modernidade das fazendas com uma prática tão antiga e desumana”, afirmou.

Outro trecho da carta diz “os que põem a mão na terra e doam sua força de trabalho, saúde e até a vida para construí-la, chamados de peões, de fato são miseráveis escravos. Por que esconder essa verdade para não prejudicar o “comércio exterior”? Por que os produtores e exportadores sérios e boa índole, não passam a defender um progresso também nas relações de trabalho praticadas pelos seus colegas do ramo?”

O Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso é composto pela Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho, Associação dos Familiares das Vítimas de Violência, CUT, Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade, Centro Pastoral para Migrantes. Comissão Pastoral da Terra, Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Indigenista Missionário, Federação dos Bancários do Centro Norte, Fórum das Pastorais Sociais, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público e Centro Burnier Fé e Justiça.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...

Carro sobe em calçada após colisão com moto no Nortão; um ferido

O acidente de trânsito envolvendo um Hyundai HB20 branco...

Politec procura familiares de duas vítimas em Sorriso

O Instituto Médico Legal da Politec de Sorriso procura...
PUBLICIDADE