PUBLICIDADE

Forças de segurança deflagram operação Abafa Amazônia para combate a incêndios em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Uma operação integrada entre órgãos de segurança pública e ambientais foi deflagrada esta semana marcando o início da Operação Abafa Amazônia, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A ação tem como objetivo coibir queimadas ilegais e combater incêndios florestais na região norte do estado, historicamente vulnerável à ocorrência de focos de calor durante o período de estiagem.

As equipes atuarão em fiscalizações nos municípios de Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu e Juína. Ao todo, 42 profissionais estão mobilizados e atuam diretamente em campo, apoiados por 13 viaturas e pela unidade móvel de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/SESP), que oferece suporte técnico para fortalecer a fiscalização nas áreas mais críticas da região.

A força-tarefa é composta pelos bombeiros militares, em parceria com o Ciosp, além da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Judiciária Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A operação também conta com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, por meio da Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA).

Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Rafael Ribeiro Marcondes, a operação tem como propósito articular as forças de fiscalização ambiental, a fim de viabilizar a responsabilização imediata dos infratores flagrados em crimes ambientais, tanto na esfera administrativa quanto na criminal. Além disso, visa cessar os danos causados pelo fogo e atuar preventivamente por meio da presença ostensiva das equipes de fiscalização.

“Estamos empenhados em proteger a nossa Amazônia com ações firmes e coordenadas. A Operação Abafa Amazônia 2025 representa nosso compromisso em preservar o meio ambiente e garantir que quem desrespeitar a lei seja responsabilizado rigorosamente. Contamos com o apoio da população para denunciar atividades ilegais”, pontuou o comandante.

A operação segue até o próximo dia 19, mas outros ciclos de fiscalização estão previstos ao longo do ano, como parte das ações contínuas de combate às queimadas ilegais e proteção das áreas florestais no Estado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE