Geral

Fogo queima 500 hectares de palhada de milho em fazenda no Nortão

A queimada atingiu uma fazenda em Feliz Natal (131 quilômetros de Sinop) destruindo cerca de 100 hectares de mata e, segundo o proprietário, de 31 anos, que é morador de Sinop, queimou 500 hectares de palhada de milho.

Foram usados três tratores com grades, uma pá carregadeira e uma esteira para acabar com a queimada que ocorreu na segunda-feira e boletim de ocorrência foi registrado, ontem, na delegacia de Polícia Civil. Não foi informado como o fogo começou.

Conforme Só Notícias já informou, ontem ocorreram mais queimadas em aproximadamente 10 fazendas, em raio de 150 km no eixo da rodovia estadual MT-220 (Sinop-Juara) que teriam sido colocados intencionalmente e seriam criminosas.

Uma fonte da Associação dos Produtores da 220 relatou, ao Só Notícias, que os casos começaram a ser constatados a partir do meio-dia. “Pelos cálculos da associação seriam aproximadamente 10 fazendas atingidas localizadas nos municípios de Ipiranga do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã (Americana do Norte)”.

“Em algumas delas as queimadas atingiram áreas de mata, de reservas florestais. Em outras foi colocado fogo na palhada de milho matando material orgânico, adubo da terra. As duas formas estão causando prejuízos para os proprietários destas áreas”, relata a fonte. A maioria dos focos foi apagada.

Só Notícias/David Murba