Geral

Fogo já consumiu mais de 5 mil hectares de propriedade em Sorriso

Equipes da Força Integrada de Resposta Imediata estão tentando controlar a queimada em uma fazenda localizada às margens da MT-222. Segundo a Defesa Civil, o fogo já consumiu mais de 5 mil hectares e a expectativa é que seja extinto até amanhã. “Conseguimos manter os focos de incêndios entre os aceiros e equipes com equipamentos estão monitorando e fazendo o combate de imediato caso os focos saiam do local isolado. Esperamos que o vento colabore”, disse o coordenador da Defesa Civil, Fábio Santos.

Nas últimas semanas foram vários casos de queimadas em áreas rurais registradas no Estado. No Pantanal, as equipes continuam combatendo focos na região Sul pantaneira já que as demais foram consideradas sob controle, conforme último levantamento Centro Integrado Multiagências, apresentado ontem, na terceira reunião com as instituições e secretarias que integram o grupo. As informações são baseadas no monitoramento feito pelo satélite AQUA-M-T, provido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A região tem difícil acesso terrestre por estar em mata fechada e o deslocamento das equipes é feito com uso de aeronave como a Serra das Araras, Serra de Santa Bárbara, Parque Nacional do Pantanal, Estação Ecológica Taiamã, Parque Estadual Encontro das Águas e Meandros do Araguaia.

Só Notícias/David Murba (colaborou: Lucas Torres, de Sorriso - fotos: assessoria)