Mato Grosso já registra uma redução de 400% no número focos de calor durante o período proibitivo de queimadas este ano, em relação ao mesmo período nos últimos dois anos. É a primeira vez que o Estado não é campeão estadual em queimadas, neste período de seca, quando são proibidas.
Em Mato Grosso desde o início do período proibitivo até ontem foram registrados 35 focos de calor em Nova Maringá, 26 em Nova Bandeirantes, 26 em Tapurah, 24 em Colniza e 22 em Tabaporã, segundo dados registrados pelo Inpe do Satélite NOAA 15
Provocar queimadas é crime. A pessoa que for pega provocando queimada pode responder administrativamente, com multas que variam de R$ 1 mil, por hectare, nas áreas abertas, até R$ 1,5 mil por hectare, nas áreas de floresta. Quem for pego pode ainda responder criminalmente por seu ato. A população pode ajudar na prevenção e controle através do telefone para denúncias nas áreas rurais, o 0800-653838. Para queimadas urbanas o telefone de denúncias é o 193, do Corpo de Bombeiros.