PUBLICIDADE

Fluxo de passageiros no principal aeroporto de MT cresce 295% em 8 anos

PUBLICIDADE

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, cresceu 295% nos últimos oito anos, conforme estatísticas da Infraero. Nos primeiros nove meses de 2011, o aeroporto recebeu 1,9 milhão de passageiros, enquanto no mesmo período em 2003 o número era de 479.804 pessoas que embarcaram ou desembarcam no terminal aeroportuário.

Para atender a essa demanda crescente, que deve se intensificar em razão da Copa do Mundo de 2014, foram iniciadas obras de melhoria da infraestrutura aeroportuária com a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), que irá aumentar a capacidade para 2,45 milhões de passageiros por ano. O MOP já está com 85% dos serviços executados e deve ser entregue no final de novembro.

“A Copa do Mundo tornou possível a concretização da maior expansão que o aeroporto já teve. A intervenção faz parte de um projeto no qual toda a equipe de governo trabalha integrada, com o foco em preparar Mato Grosso para o Mundial e deixar o legado com impacto positivo no cotidiano da população, transformando o investimento em oportunidade e também em qualidade de vida”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo – Fifa 2014, Eder Moraes.

Com investimento de R$ 2,2 milhões, o MOP terá 675 metros quadrados, com quatro banheiros, salões de embarque e desembarque, posições de check-in, esteiras de bagagem, portões de embarque e pontos de inspeção por raios X, sanitários e até áreas para lojas e restaurantes. O secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, pontuou que o investimento é fundamental para que o setor aéreo acompanhe o crescimento do Estado e atenda a demanda prevista para a Copa.

O módulo é uma estrutura provisória que será usada durante as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. A ampliação, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma deve ser concluída no final de 2013.

Dentre as capitais do Centro-Oeste brasileiro, Cuiabá é que registra maior índice de crescimento de fluxo de passageiros, o que evidencia a necessidade de ampliação do terminal. Brasília, por exemplo, registrou crescimento modesto perto dos números mato-grossenses, com aumento de 132% nos últimos oito anos. Já a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, obteve um incremento de 212% e Goiânia ficou em segundo lugar com um crescimento de 221% no número de embarques e desembarques.

Em comparação com estados de outras regiões, o terminal fica à frente de grandes capitais e de aeroportos com vôos internacionais. No mesmo período analisado, as cidades de Salvador (134%), Porto Alegre (170%) e Recife (138%) registraram crescimento proporcionalmente inferior ao da capital mato-grossense.

Francisco Vuolo, comentou que o incremento no número de passageiros é reflexo de desenvolvimento do Estado, cuja economia se destaca no cenário nacional. “O turismo está crescendo muito e a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo de 2014 impulsionará ainda mais o desenvolvimento de Mato Grosso. A vinda de turistas para apreciar as belezas do Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, por exemplo, será um fator de geração de emprego e renda”, disse o secretário.

Outro número expressivo é a quantidade de pousos e decolagens no aeroporto Marechal Rondon. De janeiro a setembro de 2003, a movimentação operacional na rede da Infraero contabilizava 25.581 vôos. No mesmo período de 2011 foram registrados 42.658 vôos, resultando um aumento de 66.75%.

O transporte de cargas aéreas subiu 50% no período analisado. O levantamento aponta que nos primeiros nove meses de 2003 foram computadas 3,8 mil toneladas e, de janeiro a setembro deste ano, a Infraero somou 5,7 mil toneladas transportadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE