As equipes de fiscalizações ambientais no Nortão, com objetivo de coibir as práticas ilegais, devem ser reforçadas . Além do apoio já prestado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar também deve participar mais ativamente destes trabalhos. Dez soldados, sendo três de Sinop, dois de Sorriso, dois de Peixoto de Azevedo, dois de Alta Floresta, e um de Juara, que integram o Comando Regional 3 da PM, foram capacitados na capital sobre a área ambiental.
Foi a primeira turma de oficiais formada para atuar na questão, com objetivo de ajudar na proteção da fauna e flora. Em julho, mais dez do Nortão retornarão para Cuiabá. Os oficiais saberão, por exemplo, quais as infrações ambientais mais comuns em Mato Grosso, qual a legislação que deve ser aplicada e as condutas a serem seguidas. A orientação consiste em educação e legislação ambiental, processos de licenciamento, fiscalização, infrações ambientais, entre outras atividades.
Desde o início do ano são desenvolvidas ações com objetivo de evitar a prática. Apenas no início deste mês foram aplicados mais de R$40 mil em multas na cidade de Lucas do Rio Verde, por extração ilegal de madeira. A operação, realizada pela regional da Sema de Sinop encontrou 59 metros cúbicos transportados sem a devida autorização, em duas carretas.
“Será mais gente capacitada para nos ajudar. Sempre é solicitado apoio quando necessário. Com o treinamento eles conhecerão os procedimentos realizados e não precisarão do apoio técnico que hoje a Sema presta. Estarão preparados para isso”, avaliou o diretor regional da Sema, Paulo Winter.