Começa hoje e vai até dia 15 de setembro o período de proibição de queimadas. Até mesmo a queima controlada em Mato Grosso, de acordo com portaria conjunta n° 01 editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), fica proibida. Quem desobedecer, estará sendo notificado e autuado com pesadas multas.
Segundo a portaria, o período de proibição se faz necessário porque nesta época do ano as queimadas provocam significativos efeitos prejudiciais ao ecossistema com fortes reflexos à saúde humana. Em conformidade com o parágrafo primeiro do artigo 1° está fora da proibição “a queima de canaviais e para controle fitossanitário, desde que autorizadas e em horários especiais, determinados pelo órgão ambiental competente”.
A autorização para queima controlada no período de 16 de setembro a 31 de dezembro será expedida pelo Ibama. O pedido de autorização de queima poderá ser protocolado em qualquer unidade “mas será centralizado nas Gerências Executivas para efeito de monitoramento, controle e expedição”.
Na região de Sinop, a fiscalização será intensificada. O Nortão responde pela maioria dos focos de queimadas do Estado. A equipe que está atuando na força-tarefa do Ibama, combatendo o desmatamento ilegal, vai auxiliar na fiscalização, com o uso de dois helicópteros.