A Secretaria de Saúde de Nova Mutum através da Vigilância Sanitária, detectou durante uma fiscalização de rotina esta semana um número expressivo de produtos com o prazo de validade vencida em estabelecimentos comerciais da cidade. O fato chamou a atenção do coordenador da Vigilância Sanitária, Nivaldo Correa, que já intensificou a fiscalização.
O mesmo trabalho é feito pela médica veterinária da vigilância, Selma Maria Nassarden, que também está fiscalizando os produtos de origem animal comercializados no município. Segundo ela, é muito importante que as pessoas tenham uma garantia e saibam a origem do produto. “O objetivo é coibir os abatedouros clandestinos e valorizar os comércios de carne que estão legal e de acordo com a Vigilância Sanitária”, concluiu.
Segundo o coordenador Nivaldo Correa, o primeiro alerta deve ser feito à comunidade que consome os produtos. Os mesmos devem também ser agentes fiscalizadores na hora de efetuar a compra. “Independente do produto a ser consumido a dica é sempre verificar a qualidade do produto e também o seu prazo de validade”, explicou.
De acordo com Nivaldo, os proprietários muitas vezes não se dão conta de que a mercadoria está com o prazo de validade vencida, ou até mesmo comprou-a assim. “A fiscalização consiste em apenas garantir qualidade dos produtos do comerciante e também a segurança e a saúde do cliente. Os casos são apenas notificados”, disse.