sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Fiscais resgatam 9 em Tapurah e diz que estavam sob condição de trabalho escravo

PUBLICIDADE

Ação do Grupo de Fiscalização Móvel de combate ao trabalho escravo resgatou, ontem, 9 trabalhadores rurais submetidos a condições degradantes de labor na fazenda Santa Eulália, próximo a Tapurah, região central de Mato Grosso.
Contratados por um “gato” – agenciador de mão de obra – para fazer a limpeza do pasto da fazenda, os bóias-frias estavam completamente desamparados, ocupando um barraco coberto de lona plástica no meio do mato.

De acordo com o procurador do Trabalho Januário Justino Ferreira, que integrou o Grupo Móvel ao lado de auditores fiscais do Trabalho e de policiais federais, os trabalhadores tinham salários retidos e estavam endividados com o intermediário de mão de obra, que por sua vez administrava uma precária cantina no interior da fazenda.

O intermediário, que não teve o nome revelado, também era explorado pelo empregador identificado como Renato Filgueira.

“Foram oito os trabalhadores resgatados, mas se considerarmos que o ‘gato’ também estava em condição igualmente desfavorável, podemos dizer que eram nove os trabalhadores submetidos a condições subumanas”, ressalta Justino Ferreira.

A inspeção do Grupo Móvel constatou que os obreiros, além dos salários retidos, não tinham carteira de trabalho registrada e nem os demais direitos trabalhistas assegurados. Também não possuíam equipamentos de proteção individual e nem acesso à água potável.

Segundo Justino Ferreira, os trabalhadores rurais foram recrutados nas cercanias de Tapurah e faziam parte de uma leva que fica em pequenas pensões aguardando pelo chamado dos “gatos” para trabalhar nas fazendas da região. “Constatamos que os ‘gatos’ vão até essas pensões, pagam a dívida contraída pelos trabalhadores e os levam até as fazendas. Depois de explorados, com a miséria que recebem eles retornam às pensões até serem novamente chamados”.

Esse ciclo, conforme o Procurador, tem como agravante a embriaguez alcoólica dos trabalhadores: “Quando não estão trabalhando, muitos passam o tempo nas pensões consumindo bebidas alcoólicas”.

O fazendeiro Renato Filgueira, dono da fazenda Santa Eulália, foi contatado pelo Grupo Móvel, em Ituiutaba (MG), onde reside. Ele se comprometeu a pagar na segunda-feira (2 de maio) a quantia de R$ 34 mil, referente à rescisão dos contratos dos nove trabalhadores.

Conforme Justino Ferreira, diante das irregularidades encontradas na fazenda, o Ministério Público do Trabalho deve ajuizar contra o fazendeiro uma Ação Civil Pública com pedido de indenização a título de reparação pelos danos causados aos direitos difusos e coletivos dos trabalhadores.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE