Uma equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sofreu emboscada, esta manhã, na BR-163. O fato aconteceu na altura de Cachoeira da Serra, distrito de Novo Progresso (PA), município que faz divisa com Mato Grosso.
Dois homens com armas automáticas, coletes balísticos e máscaras abordaram a equipe, que parou os veículos devido a troncos na estrada. A assessoria do Ibama, em Brasília, confirmou que policiais ambientais do Pará acompanhavam os fiscais e trocaram tiros com os homens, que acabaram fugindo pelo mato. Ninguém ficou ferido.
Os fiscais e os policiais seguiam para uma área onde foi identificado um acampamento e uma grande área de floresta derrubada. O local foi descoberto, ontem, em sobrevoo de helicóptero, que retornou à base para buscar apoio terrestre. Segundo o Ibama, agentes do órgão, do ICMBio e da Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater desmatamento ilegal.
Conforme o instituto, esta não foi a primeira vez que uma equipe de fiscalização enfrentou problemas na região. Em 2007, quando apreendidos dez caminhões carregados de madeira ilegal, eles foram cercados pela população contrária à ação repressiva aos crimes ambientais.