A Superintendência de Fiscalização (SUF), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), divulgou nesta quarta-feira, relatório parcial das operações realizadas no município de Rondonópolis, desde o inicio do período de defeso da piracema. Fiscais da Sema de Cuiabá, em parceria com policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental, do Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental, apreenderam de 1º a 15 de novembro, em operações realizadas na região, mais de uma tonelada de pescado irregular, apetrechos utilizados na pesca depredatória e ainda realizaram nove prisões em flagrante. A Superintendência prepara um primeiro balanço das operações que são realizadas em todo o Estado e deve divulgar os números no início do mês de dezembro.
O coordenador de Fiscalização de Pesca e Animais Silvestres, Carlos Roberto Pires Cesário, disse que os resultados obtidos em Rondonópolis são bastante expressivos "e comprovam o esforço que vem sendo feito no sentido de coibir a pesca ilegal, com operações sendo realizadas quase que diariamente em vários pontos de pressão de pesca".
Ele lembra que tão importante quanto retirar do rio os pescadores que desrespeitam o período de restrição à pesca é a apreensão do material utilizado para a pesca depredatória. "Para se ter uma ideia, uma rede custa de R$ 700 a R$ 800 reais. A apreensão desse e de outros apetrechos causam um prejuízo considerável aos infratores, sem falar nas multas e prisões", salientou Carlos Cesário. Na Baixada Cuiabana, por exemplo, no início de novembro, em uma semana de operações quase ininterruptas, foram retiradas de vários pontos do rio um total de 33 redes.
Carlos Cesário disse ainda que a exemplo do que é feito em Rondonópolis, Cuiabá e Barão de Melgaço, outros municípios intensificam as operações de fiscalização, com ações desenvolvidas pelas unidades regionais do órgão, 11 em todo o Estado, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal e Juizado Volante Ambiental (Juvam).