A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) irá firmar termo de cooperação técnica com o Instituto Centro Vida (ICV) e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para monitorar o desmatamento na Amazônia mato-grossense. A assinatura do acordo será na segunda-feira (09), às 15 horas, no auditório da PGJ.
Conforme o documento, o Ministério Público Estadual (MPE) ficará responsável por avaliar a execução do termo, bem como por disponibilizar dados ambientais aos institutos parceiros. Já o ICV e o Imazon irão prestar apoio técnico ao MPE e informar sobre registros de desmatamento na região amazônica. Além disso, repassar resultados de análises acerca das áreas devastadas. O acordo terá duração de dois anos.
De acordo com o promotor de Justiça Gerson Barbosa, a parceria irá contribuir decisivamente nas ações ambientais do MPE. Isso porque, por meio da parceria, o Ministério Público terá acesso aos dados do Sistema de Alerta de Desmatamento, ou seja, poderá verificar em tempo real registros de áreas devastadas na Amazônia.