Colecionando prêmios, quinto internacional, o curta-metragem ‘Minhocão do Pari – a origem da lenda’, do cineasta Salles Fernandes, foi contemplado com mais um prêmio internacional: de Melhor Filme de Fantasia, no Festival Snow Leopard Internacional, em Madri 2022.
Com produção, direção e elenco sorrisense, ‘Minhocão do Pari vem acumulando prêmios pelo mundo afora. Esse é o quinto prêmio internacional conquistado pela obra que revela a origem de uma lenda mato-grossense.
Lançada em agosto de 2021, a obra é resultado de um projeto aprovado no edital MT Nascentes, da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc e conta com apoio da Prefeitura de Sorriso.
“É muito satisfatório ver nosso trabalho ser reconhecido por especialistas do cinema. Levar a nossa cultura fortalece, ainda mais, todo um trabalho que vem sendo desenvolvido com muita dedicação e seriedade”, comemora o cineasta.
O curta-metragem de ficção se baseia em revelar a origem da lenda do Minhocão do Pari. Para dar veracidade à trama, a produção construiu cenários e figurinos de época, já que a história se passa no século XIX. O enredo do filme uniu três lendas que ainda percorrem o imaginário mato-grossense e conta a história do romance entre o personagem João do Boto e Maria Pari.