A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) encaminhou esta semana quatro filhotes recém-nascidos de lobetes para uma clínica veterinária em Nova Mutum. Os animais silvestres tinham sido resgatados na área rural de Campo Novo do Parecis, na última quinta-feira (7).
O resgate ocorreu após a mãe ter sido vítima de um acidente com uma colheitadeira agrícola. Os filhotes foram entregues à Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, 3° Núcleo de Campo Novo do Parecis, e em seguida encaminhados à Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema, em Tangará da Serra.
Considerando a fragilidade dos filhotes e situação crítica de saúde, a Regional de Tangará da Sema providenciou o transporte de emergência para a clínica Anjo da Guarda, em Várzea Grande, onde receberam atendimento especializado, sob os cuidados da médica veterinária Andréia Stragliotto.
Agora os pequenos cachorros-do-mato foram para uma clínica veterinária em Nova Mutum, que possui um bom preparo para cuidados neonatais, onde permanecerão em tratamento intensivo por cerca de 30 dias. Ao final deste período, passarão por novos exames para definir sua futura destinação. A transferência foi justificada pela expectativa que após a alta os filhotes possam ser soltos em uma Área de Soltura da região.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.