O juiz do Sexto Juizado Especial Cível de Cuiabá, Claudio Roberto Zeni Guimarães, deferiu liminar determinando que a Fifa encaminhe a um consumidor, no prazo de dez dias, os boletos para pagamento dos ingressos da Copa do Mundo de 2014. O consumidor foi um dos sorteados para adquirir as entradas, mas não recebeu nenhum boleto para pagamento.
Com receio de perder a reserva dos ingressos e não assistir aos jogos, ele decidiu ingressar com ação no Poder Judiciário. O consumidor foi sorteado entre milhões de pessoas para adquirir os ingressos e participar do evento. No processo, foram apresentados documentos que fundamentam a demanda judicial e mostram os contatos que o sorteado fez com a Fifa, sem que seu problema fosse solucionado.
Na decisão, o juiz diz que casos semelhantes foram divulgados pela mídia nacional, com detalhados relatos de compradores que não receberam os boletos ou que os receberam após a data de vencimento.
"A Fifa chegou a disponibilizar número de telefone com custos para o consumidor que tentasse resolver eventuais problemas, tudo a demonstrar afronta a direitos básicos do consumidor, tais como informação adequada e clara dos serviços, transparência e facilitação de contato para a resolução de pendências", afirma o juiz na decisão.