PUBLICIDADE

Festival do chocolate em Mato Grosso começa dia 28 e mostra processo de produção

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O 8º Festival do Chocolate de Cuiabá começa dia 28, à noite, no estande do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato), na Arena Pantanal. A instituição é apoiadora do evento, que segue até o dia 30 e reúne atividades voltadas à valorização da cultura do cacau, da produção rural, da gastronomia e da agricultura familiar.

A programação busca valorização da produção rural e à aproximação entre produtores, consumidores e mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, levará ao festival experiências que mostram o caminho percorrido pelo cacau até se transformar em chocolate, além de ações nas áreas de agricultura familiar, educação e saúde.

Uma das principais atrações será a trilha do saber e sabor, desenvolvida com a participação da Assistência Técnica e Gerencial e Fruticultura, desde a planta e o fruto até o processamento das amêndoas e a produção do chocolate.

Os visitantes poderão participar de uma imersão sensorial com o cacau, conhecer o fruto e a planta, além de degustar nibs, pedaços crocantes da amêndoa do cacau puro, e chocolates. Também serão realizadas oficinas, aproximando crianças e adultos do universo da cultura do cacau.

Antes de chegar à indústria e às prateleiras, o chocolate começa na propriedade rural. O cacau passa por etapas fundamentais, como colheita, quebra, fermentação e secagem, processos que influenciam diretamente a qualidade das amêndoas e do produto final. A proposta é mostrar ao público a importância do produtor rural, do manejo adequado da lavoura e do conhecimento técnico para a construção de uma cadeia produtiva de qualidade.

Outro espaço será a Feira Natural do Campo, dedicada à divulgação e à comercialização de produtos da agricultura familiar, informa a assessoria da Famato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE