De segunda a quarta-feira desta semana, será realizado em Sinop o Pint of Science, festival de divulgação científica realizado em bares e restaurantes em todo o mundo. Neste ano, 27 países realizam o evento e o Brasil é aquele com mais cidades participantes, serão 169. Em Sinop, a programação ocorre em uma choperia na rua das Amendoeiras, no setor comercial, a partir das 19h30.
A participação no festival é gratuita e o público paga apenas o que consumir no bar. Serão duas apresentações de cientistas e profissionais de instituições sinopenses por noite, com temas variados, que passam pela saúde física e mental, pela linguagem, mudança do clima, genética e nutrição animal. Cada apresentação tem 30 minutos de duração. Outros 20 minutos são destinados à interação do público, que pode tirar suas dúvidas com o cientista.
Nesta segunda-feira terá as apresentações “Visão infantil na era digital: consequências reais de um mundo virtual”, com o médico Douglas Yanai (UFMT) e “Burnout de bolso: o que o celular tem a ver com seu cansaço crônico?”, com a psicóloga Ana Paula Pereira Cesar.
Na terça-feira a primeira apresentação da noite será feita pela professora da Unemat Adriana Lins Precioso falando sobre “Mitologia: a invenção do vinho e da cerveja” e a segunda será feita pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Cornélio Zolin, falando sobre “Como reduzir o impacto da mudança do clima na produção agropecuária”.
O último dia do Pint of Science em Sinop terá as apresentações “Mapeamento genético: o que seu DNA diz sobre você”, com a médica Letícia Moura, e “Cerveja para vacas: o que os ruminantes têm em comum com os cervejeiros?”, com Matheus Correa Abreu, professor da UFMT.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.