Representantes da chapa Todos pela Ordem e Ordem para Todos (voto 44), que disputam a liderança da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sinop, se reuniram com as mulheres advogadas esta manhã para expor as propostas de campanha.
A esposa de Felipe Guerra, candidato à presidência, Xênia Artmann, cobrou a valorização da mulher na advocacia e pediu mais participação feminina na Ordem. "O processo para termos mais advogadas renomadas passa pela gente. Temos que nos impor e participar mais das decisões da classe. Atualmente, somos poucas dentro da Ordem e talvez tenhamos, hoje, dado o primeiro passo para termos mais participação nas chapas daqui há três anos", afirmou.
O candidato a conselheiro federal pela chapa de José Moreno, Claudio Alves Pereira, lembrou os problemas físicos sofridos pelas advogadas, principalmente, nas ações criminais. "Uma pesquisa mostra que 67% dos detentos estão contaminados com tuberculose e o nosso risco é muito grande, pois os parlatórios não nos dão a mínima condição de dignidade e de segurança para falarmos com nossos clientes. É algo que precisa ser mudado com urgência", destacou
Felipe Guerra reforçou o compromisso de buscar melhorias nas cadeias e presídios tanto com o governo quanto com a iniciativa privada, porém, destacou que os desafios são maiores. "A OAB não é só um desconto em butique ou um baile comemorativo. É bater na porta de um magistrado e ser recebida com respeito. Nós temos prerrogativas que precisam ser respeitadas. Penso que isso é fácil de ser conquistado, mas precisa de mais participação nas chapas e comissões da Ordem", frisou.
Guerra se comprometeu em abrir espaço para as advogadas em cargos importantes dentro da OAB. "A mulher tem vez e voz. Não pode ser só uma participante em uma assembleia para prestação de contas. Tem que participar das deliberações e nós vamos garantir isso com uma gestão participativa. Mais que isso, queremos mulheres nas presidências de comissões importantes, como a de direitos humanos, por exemplo", enfatizou.
Felipe Guerra é advogado e professor universitário. No estado apoia a candidatura de José Moreno, que tem os advogados de Sinop Alexandre Gonçalves e Vilson Barozzi como conselheiro estadual e Claudio Alves Pereira como conselheiro federal.