O Governo do Estado de Mato Grosso e operadores do receptivo turístico mato-grossense participaram da 26ª edição da WTM (World Travel Market), uma das principais feiras do calendário de turismo do mundo, que aconteceu entre 14 e 17 deste mês, em Londres (Inglaterra).
Segundo a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), esta foi a maior delegação brasileira em eventos internacionais dos últimos anos. Além de Mato Grosso, participaram 82 co-expositores, representantes de empresas e órgãos oficiais de todo o país.
Buscando diversificar destinos e nichos, a Ambiental Expedições consolidou um contato importante na feira com a operadora Geo Odyssey, que confirma para 2006 grupos de turistas com interesse em observação de borboletas em Alta Floresta (MT). “Penso que o Brasil tem um potencial muito grande devido a sua biodiversidade, povo e cultura”, disse Gillian Howe, da Geo Odyssey, que nunca havia comercializado destinos nacionais antes. O negócio foi encaminhado junto à operadora de ecoturismo mato-grossense, empresária Vitória da Riva, proprietária do hotel de selva Cristalino Jungle Lodge, em Alta Floresta.
O grupo mato-grossense registrou ainda vários contatos no estande da Embratur com operadores e profissionais ingleses e de outros países. “O resultado desse trabalho foi excelente. O contato pessoal, o cadastro e a troca de informações representam o ponto de partida para a conquista da confiança do mercado internacional”, analisou Vanice Marques, assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso. “É essa confiança que vai resultar na maior vinda de turistas estrangeiros para Mato Grosso”, completou Vanice.
Também realizaram negócios para 2006 na WTM, operadoras de turismo de Foz do Iguaçu (PR), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Lençóis Maranhenses (MA), Alagoas e Sergipe, entre outros.
Em 2004, o Brasil recebeu 150.336 ingleses, contra 138.281 em 2003, um crescimento de 8,72%. A TAP, co-expositora no estande brasileiro, confirma a tendência, uma vez que verificou um aumento de 80% de ocupação dos seus vôos Londres – Lisboa para o Nordeste.
O estande de Mato Grosso e outros estados brasileiros estava situado na área Américas e Caribe, apresentado pela primeira vez no Reino Unido. O espaço seguiu conceitos apontados pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, que dá as bases para a promoção do Brasil no exterior nos próximos anos. Neste ano, a WTM abrigou mais de cinco mil empresas expositoras de 190 países.