PUBLICIDADE

Famílias de Sorriso, Nova Mutum e mais 6 cidades participarão de pesquisa sobre alimentação e nutrição infantil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Cerca de 540 famílias de Mato Grosso, com crianças de até seis anos, receberão a visita do Ministério da Saúde para a realização do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2024. As visitas domiciliares serão realizadas durante todo este mês de julho, nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso e Tangará da Serra.

A pesquisa visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

“A secretaria de Estado de Saúde, por meio da equipe técnica de alimentação e nutrição, já realizou a divulgação do estudo junto aos Escritórios Regionais e às gestões municipais que receberão as equipes de pesquisa para que haja a ampla participação das famílias. O objetivo é realizar um levantamento abrangente sobre a saúde e nutrição das crianças e suas mães, tanto no cenário nacional quanto no local em Mato Grosso, subsidiando assim ações de políticas públicas necessárias”, explicou a responsável técnica de Alimentação e Nutrição, Jane Taveira, através da assessoria.

O estudo também busca entender o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia da Covid-19. Os entrevistadores do Enani podem ser identificados por meio de camiseta e crachá de apresentação.

Serão realizadas três atividades junto às famílias: entrevista com as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e consumo alimentar; medida de peso e altura das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional, e agendamento de nova visita para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses, com o objetivo de realizar hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadora da UFMT lança livro sobre a “vida invisível” nos rios e lagoas

Thais de Melo, a autora, bióloga e técnica-administrativa em...

Uniões homoafetivas crescem 59% em Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do registro civil divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Bombeiros capturam pitbull após ataques na área urbana de Nova Mutum

Um cão da raça pitbull foi capturado pelo Corpo...
PUBLICIDADE