PUBLICIDADE

FACISO diz que curso de medicina em Sinop é um grande marco

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O diretor presidente da FACISO (Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Oswaldo Fortini), o médico Hélcio Neto comemorou a conquista memorável para a faculdade com a autorização para o curso de Medicina em Sinop e considera que a aprovação “é, na prática, o nascimento de uma nova escola de pensamento médico no país. Uma escola que une a didática de ensino médico de alto padrão da CUREM (Centro de Treinamento em Urgência e Emergência) a estrutura acadêmica da Tertius, e os valores humanos de uma família que dedicou a vida à medicina”. A data do vestibular está sendo definida e será lançada ainda este ano. O curso terá 60 vagas anuais.

Neto afirmou que “a escolha por Sinop não foi por acaso. O município é símbolo de desenvolvimento no Centro-Oeste, com forte vocação para a saúde, mas, até então, sem um curso de Medicina privado que integrasse formação técnica, responsabilidade social e prática intensiva. O projeto nasceu robusto, com equipamentos de última geração e um corpo docente formado por profissionais experientes que já são referência nacional em educação médica”.

“A relação com Sinop e Mato Grosso já vem de anos. Quando a CUREM começou a expandir os cursos nacionalmente, logo vimos a importância do Estado para o Brasil e o quanto podíamos agregar para a população em geral. Capacitamos médicos e, através de nossos alunos, conseguimos trazer benefício direto na qualidade do atendimento para toda a população, seja ela assistida no serviço público, seja no serviço privado”, acrescentou o médico.

Neto e o irmão, empresário e médico Bernardo Levindo, adquiriram a Tertius, empresa paulista referência em cursos de pós graduação médica, com o intuito de transformá-la em uma faculdade na área da saúde para integrar ensino superior, pesquisa, tecnologia, extensão acadêmica e propósito humano em uma única plataforma educacional. A partir dessa aquisição, nasce o plano de expansão educacional que culminaria no projeto de Medicina em Sinop, o primeiro grande marco da nova fase do Grupo.

“A FACISO representa o futuro da educação médica. É a continuidade natural da missão da CUREM e Tertius. Agora, o aluno não vai apenas treinar com a gente — ele vai se formar com a gente. A faculdade já nasce em total consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Medicina publicadas agora em 2025, com os alunos tendo contato com paciente desde o primeiro semestre da faculdade, além de chegar com uma proposta inovadora, sólida e que vai garantir para toda população de Sinop e região o que há de melhor em termos de educação médica no mundo. Ninguém mais vai precisar sair de Sinop para estudar medicina em outras regiões do país, pelo contrário, esperamos receber alunos de outras cidades e estados, aqui em Sinop. Nossa missão é de fato transformar a FACISO em uma referência nacional nos próximos anos”, avalia Bernardo.

Com exemplo em casa, Neto e Bernardo falam com carinho sobre a escolha do nome FACISO: “O nome FACISO é uma homenagem ao nosso pai, Dr. Oswaldo Fortini — cuja trajetória, ética e amor à medicina inspiraram toda essa jornada.” “O ensino deve aproveitar as tecnologias e usá-las como ferramentas para auxiliar e complementar (nunca substituir) a formação do médico, tendo sempre o cuidado e a máxima de que uma boa educação médica deve ser à beira leito, integrada com a rede de cuidados locorregional e impactando positivamente a sociedade”, avalia Bernardo.

Em 2008, Neto ingressou no curso de Medicina e, um ano depois, Bernardo. Eles expuseram que, durante a graduação, ambos se frustraram com a distância entre a teoria e a prática. Havia poucas oportunidades de aprender realmente como agir diante de urgências e emergências médicas da vida real e, além disso, os cursos para aprofundar sobre o tema eram caros e na maioria das vezes concentrados em São Paulo. Da indignação nasceu a ideia de levar cursos práticos com simulação médica de excelência para todas as cidades brasileiras que tenham médicos em busca de capacitações.

Assim nasceu, em 2013, a CUREM – Centro de Treinamento em Urgência e Emergência, com matriz em Minas Gerais, unidades físicas em diversos estados e uma estrutura móvel inédita, a CUREM se tornou pioneira em simulação médica itinerante, oferecendo cursos certificados e reconhecidos internacionalmente. A CUREM revolucionou o ensino médico em simulação no Brasil, sendo reconhecido pelas mais fortes sociedades médicas americanas como a maior empresa do segmento na América do Sul. Em 2016, após a entrada na sociedade do médico goiano Frederico Frota, “forma-se um trio de médicos empreendedores apaixonados pela educação médica, idealistas e comprometidos a transformarem o ensino médico no Brasil”.

O grupo se expandiu rapidamente e, em poucos anos, passou a atuar em todos os estados do Brasil, estando presencialmente em mais de 430 cidades. Nessa jornada, a CUREM capacitou mais de 130 mil profissionais médicos presencialmente. Pelo menos 1 a cada 5 médicos ativos no Brasil, foram capacitados pela empresa.  “Queríamos que cada médico formado pelo Grupo voltasse para casa melhor do que chegou — mais preparado, mais confiante e mais humano”, aponta Frederico.

“O ensino deve aproveitar as tecnologias e usá-las como ferramentas para auxiliar e complementar (nunca substituir) a formação do médico, tendo sempre o cuidado e a máxima de que uma boa educação médica deve ser à beira leito, integrada com a rede de cuidados locorregional e impactando positivamente a sociedade”, avalia, Bernardo.

Neto e Bernardo concluem expondo que o projeto é também um tributo à perseverança e à fé: “Muitas vezes, o que diferencia quem realiza e quem desiste é continuar acreditando quando ninguém mais acredita. Nós acreditamos — e Deus nos honrou.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça mantém na cadeia ex que arrastou mulher nua em Mato Grosso

A Justiça decretou hoje a prisão preventiva de um...

Bombeiros resgatam jiboia e tamanduá-mirim em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma...

Engavetamento com seis veículos deixa duas pessoas feridas em rodovia de Mato Grosso

Um engavetamento envolvendo seis veículos, sendo três caminhões e...
PUBLICIDADE