Os últimos ajustes estão sendo acertados para a fábrica de farinha instalada no assentamento Poranga, cujo investimento chega a aproximadamente R$205 mil, com a contrapartida do poder público, comece a produzir. A inauguração ainda será confirmada, mas deve ocorrer entre os dias 8 a 13 do próximo mês – semana de aniversário de Sorriso.
A cooperativa de moradores do assentamento será responsável pelos trabalhos da agroindústria. De acordo com o secretário de Agricultura, Sardi Trevisol, até o final da semana deve ser realizado o primeiro teste no local, que terá capacidade de produção superior a 1,5 mil kg de farinha.
“Esta semana ela estará pronta para ser liberada em comodato. Tudo dependerá da matéria-prima. Só falta ligar os motores, para fazer os testes iniciais e concluir duas lagoas de decantação”, declarou, ao Só Notícias.
Trevisol explica ainda que os equipamentos para a produção estão instalados, e que os testes visarão testá-los. O secretário ressalva também que a fábrica fomentará a economia de pequenos produtores da região, fornecedores da material que será utilizada.
Parte do recurso obtidos para a construção foram obtidos por meio de uma emenda do falecido senador Jonas Pinheiro.