PUBLICIDADE

FAB confirma erro da torre de controle em acidente aéreo no Nortão

PUBLICIDADE

Um erro da torre de controle pode ter sido a causa do acidente aéreo que matou 154 pessoas, no dia 29 de setembro, no Nortão. Ontem, a Força Aérea Brasileira (Fab) confirmou que o controlador da torre de controle de tráfego aéreo de São José dos Campos (SP) autorizou o Legacy manter a altitude de 37 mil pés, a mesma do Boeing da Gol, até o aeroporto de Eduardo Gomes, em Manaus, informou a Folha.

As informações estariam gravadas nas fitas da própria torre e também na caixa-preta do jato Legacy, que está sendo analisada pelo Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. A autorização do controlador contradiz o plano de vôo do Legacy, que saiu em 37 mil pés de São José dos Campos (SP), e previa a descida para 36 mil pés quando sobrevoasse Brasília e subida para 38 mil pés a partir do ponto Teres (localizado a 480 km de Brasília), até a capital amazonense.

A possível causa também foi declarada pelos pilotos do jato em seus depoimentos. Ele alegaram que perderam contato com a torre após sobrevoarem Brasília e mantiveram a orientação. Mas há uma contradição. Segundo a aeronáutica, nestes casos, quando há perda de contato com o controle, os pilotos devem seguir o plano de vôo.

As investigações prosseguem sob responsabilidade do delegado da Polícia Federal (PF) de Cuiabá, Renato Sayão, que também aguarda as informações da caixa-preta do Boeing, que está sendo analisada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE