O 8º Simpósio Técnico e Econômico de Agricultura e Pecuária do Norte de Mato Grosso, que faz parte da programação da Exponop (cuja aberta oficial é nesta 4ª à notie), começou esta manhã, na Embrapa Agrosilvipastoril. Cerca de 105 produtores, pecuaristas, agrônomos, técnicos e empresários debatem, neste momento, a gestão econômica e estratégica de propriedades com integração de lavoura e pecuária no Nortão. Flavio Wruck, da Embrapa Feijão e Arroz, o produtor Agenor Pelissa e o pecuarista Mario Wolf são os debatedores que estão expondo avanços no setor.
Daqui a pouco haverá a palestra do aprimoramento dos sistemas de produção de gado de corte do Norte e impacto econômico do uso de touros melhorados. O palestrante é Antonio Nascimento Rosa, da Embrapa Gado de Corte Local.
À tarde, tem o painel agricultura de precisão – potencial, resultados e dificuldades em Mato Grosso. Os palestrantes são Luciano Shozo, da Embrapa Agrossilvipastoril, Jefferson Gabardo, engenheiro e consultor agrônomo, e Antonio Galvan produtor e vice-presidente do Sindicato Rural.
O primeiro dia do simpósio termina com palestra sobre a situação do milho Bt no Brasil – estratégias de manejo de resistência. A palestrante é Simone M. Mendes – Embrapa Milho e Sorgo Local.
O simpósio prossegue na quinta-feira, na Embrapa, com mais palestras e debates.