Um artista peruano que faz 'estátua viva' vai divertir as crianças na feira. Edwin Tapia Huashua está na Exponop, fantasiado do Davi Jones – personagem de lendas oceânicas que inspirou personagens de várias outras histórias fictícias. Ele interpreta vários personagens, um dos mais conhecidos é o Prata do Caribe, e percorre as principais feiras agropecuárias e comerciais de Mato Grosso mostrando seu talento. Edwin contou, ao Só Notícias, que sua fantasia demorou mais de 3 horas para ser feita. "É um trabalho que faço com muito carinho para as crianças e também os adultos. Fico feliz porque, a cada ano, a arte está sendo mais valorizada pelos mato-grossenses".
Ele está se apresentado bem próximo da entrada principal do parque e não tem como passar despercebido. Edwin fica boa parte do tempo parado e, ao fazer movimentos, acaba 'assutando' as crianças e chamando atenção dos adultos.
O artista peruano, que não tem residência fixa, sobrevive de doações-gratificações feitas pelas pessoas que assistem suas apresentações. Este ano ele já esteve nas feiras de Alta Floresta e Sorriso.
Sobre o personagem
O Wikipedia informa que Davy Jones, segundo a lenda popular de marinheiros, era um homem do mar ou, para algumas pessoas, um deus que atormentava marinheiros até a morte, atraia tempestades para navios despreparados, confundia capitães e pilotos para fazê-los errar a rota de seus navios e bater em rochedos, recifes, bancos de areias. Acredita-se que poderia também prolongar a vida de um morto ou semi-morto através de um pacto. Talvez por esse motivo em terras equatoriais, Davy Jones, equivale ao Diabo.