PUBLICIDADE

Expolucas: governo diz que ferrovia chega a Lucas R.Verde em 2012

PUBLICIDADE

O Superintendente da Valec Engenharia e Construções de Ferrovia (empresa do governo federal), André Luiz de Oliveira, fez palestra, esta tarde, para centenas lideranças agrícolas e empresariais, na Expolucas. Ele está apresentando as principais vantagens para o setor produtivo ter a Ferrovia Centro-Oeste para escoar a produção agrícola, pelo trem, até Porto Velho (RO) e, de lá, para o exterior, compreendo o traçado de Campinorte (GO), Lucas do Rio Verde a Rondônia e terá conexão com a Ferrovia Norte Sul (dando acesso a portos em São Paulo e Bahia). “Mato Grosso e Goiás estão precisando de uma ferrovia para transportar toda essa carga disponível e que nós da Valec já tivemos a oportunidade de conhecer” começou dizendo ele.

Clique aqui e leia mais notícias da Expolucas

André Luiz garante que toda a parte burocrática para a implantação da ferrovia está sendo concluída. “A ferrovia já está saindo do papel porque estamos nos trâmites de desapropriação das terras por onde passarão os trilhos, licitando o projeto básico, no trecho Campinorte – Água Boa e a nossa presença aqui em Lucas já registra que a execução está prestes a iniciar. O traçado da ferrovia é definitivo e não muda mais. Nós estamos tirando a licença prévia até o final de setembro. Depois da licença a instalação e efetivamente a licitação da parte da construção da ferrovia que deve ocorrer ainda esse ano, conforme nosso presidente, na audiência pública realizada aqui em Lucas do Rio Verde. Até dezembro de 2012, o trecho de Campinorte a Lucas do Rio Verde deverá estar concluído”,  informou o superintendente, em entrevista ao Só Notícias. A obra foi dividida em vários lotes. A ferrovia terá uma parte de dormentes de concreto e sua capacidade será para escolar 20 milhões de toneladas/ano. R$ 4 ,1 bilhões serão investimentos nos mais de mil km de trilhos e terminais de grãos.  Cada quilômetro da ferrovia custará gasto R$ 4 milhões.    

A ferrovia vai gerar 12 mil empregos. Em cada lote, serão cerca de mil empregos diretos. Um dos lotes é em Lucas. “De repente, vai faltar mão de obra em Lucas do Rio Verde e alertamos para esta necessidade”, disse o superintendente.

O prefeito Marino Franz, o vice-prefeito e presidente da Expolucas, Joci Piccini, também assistiram a palestra.

(Atualizada às 15:58h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE