Ainda não está confirmado o número oficial de mortes no naufrágio da barco (chalana) Sami Tô a Tôa, neste domingo de madrugada, no Pantanal mato-grossense, a 80 km de Poconé. 22 pessoas -turistas e tripulantes- estavam no barco. Os nomes das vítimas ainda não foram confirmados. 9 estão desaparecidas e 13 conseguiram se salvar nadando até as margens buscando apoio em fazendas. Alguns foram levados, de helicóptero, até o SESC Pantanal – hotel de onde partem barcos para pescarias.
Praticamente todas as pessoas que estavam na chalana são de Mato Grosso. A lista de passageiros foi divulgada esta noite pela AABB – associação onde a maioria dos turistas era filiada.
Foram resgatados e passam bem:
Márcio Oliveira Costa – funcionário do Banco do Brasil
Godoberto Dreher
Professor Mosqueira, que é de Campinas (SP)
Professor Roberto Vilela – UFMT
Professor Alfredo Jorge – UFMT
Estão desaparecidos:
José Luiz Gomes Fernandes
Osmair Ferreira de Freitas
Jorge Freitas (Pai do Osmair)
Italo Scarabottolo
Giovane Goes Moreira (professor em Rondonópolis)
Luiz Sérgio Scardelai
Gelson Bastos de Araújo.
A maioria dos desaparecidos reside em Mato Grosso. “Mas não são funcionários do banco. Só haveria um no grupo”, disse uma fonte, ao Só Notícias. Um dos sobreviventes é o bancário Marcio Oliveira da Costa, 36 anos, que conseguiu chegar a uma fazenda e pedir ajuda.
A explosão de um dos motores seria a causa do acidente. A hipótese começou a ser investigada a partir de relato de um dos sobreviventes feito ao Corpo de Bombeiros. O barco, que tem cabines para repouso, cozinha e banheiro foi alugado para uma pescaria. Os bombeiros acreditam que algumas vítimas possam estar presas na embarcação.
As buscas dos bombeiros (com 15 mergulhadores) Marinha, Sema e PM foi feita pela manhã e encerrada por volta das 17hs. “O trabalho dos bombeiros é intenso, pois o local onde a chalana naufragou é estreito e com fortes correntezas. A chalana foi localizada a cinco metros de profundidade e a turpidez da água está dificultando o trabalho dos bombeiros”, declarou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo Ferreira.
(Atualizada às 20:58hs)
Leia mais
Divulgada lista de 7 desaparecidos no acidente com chalana em Mato Grosso
Resgatados 5 sobreviventes da chalana que afundou em MT
Chalana afunda no Pantanal: 9 estão desaparecidos