A tendência da expectativa de vida em Mato Grosso é continuar crescendo. Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetam que até 2030, o mato-grossense deve viver 77,2 anos em média. Na divisão por sexo, homens devem chegar aos 74,1 anos e mulheres, 80,6.
Em uma estimativa mais próxima, no ano de 2020, o instituto projeta que a expectativa de vida dos mato-grossenses deve chegar a 75,2 anos. Na divisão por sexos, os homens devem viver até os 72,1 anos e, as mulheres, 78,7 anos.
Conforme o IBGE, as esperanças de vida ao nascer, por sexo, foram projetadas utilizando‐se uma função que, passando pelos valores calculados para 2000 e 2010, convergissem para uma esperança de vida ao nascer (e0) limite, localizada em 2100, quando as mulheres teriam uma esperança de vida ao nascer de 87,2 anos e os homens de 81,6 anos (no país).
O instituto informou que esse procedimento foi feito em separadamente para cada uma das Unidades da Federação, buscando uma convergência regional. A tábua de mortalidade limite utilizada foi disponibiliza pelo U. S. Bureau of the Census, que reflete o padrão e o nível de mortalidade dos países com maior longevidade do mundo.