PUBLICIDADE

Exército avalia se Sinop poderá ter ‘embrião’ de um batalhão

PUBLICIDADE

O Nortão ganhará uma unidade do Exército Brasileiro e Sinop poderá ser o município escolhido. A afirmação foi feita, esta tarde, pelo general Rui Alves Catão, comandante militar do Oeste, que esteve esta tarde na cidade, participando da formação dos atiradores do Tiro de Guerra. De acordo com o general, existe um forte desejo do governo federal em implantar uma unidade militar na região. “É uma questão que está sendo discutida pelo governo. Desde fevereiro, quando assumi o comando militar do Oeste, já recebi a visita do ministro de Assuntos Estratégicos, Magabeira Unger; do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do comandante do exército, Enzo Martins Peri, todos tratando deta tônica”. Entre as razões pelo qual o Exército pretende se instalar no Nortão, estão o rápido desenvolvimento da região e a ausência de força militar, que no Estado, está presente somente em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. A localização estratégica, levando em consideração a região que termina o cerrado e começa o bioma Amazônico, também é levado em conta, bem como a estrutura do município.

Os estudos, segundo o militar, apontam que será instalada uma sub-unidade ou esquadrão, provavelmente uma companhia, com cerca de 200 homens, a médio prazo. “Há necessidade de construção de áreas militares, como o quartel, residências para oficiais de carreira, por exemplo, e isso demanda vultuosos recursos que têm que ser alocados no orçamento do governo”, disse Catão. “Essa companhia ou esquadrão seria um embrião de um futuro batalhão”, completa.

O prefeito Nilson Leitão disse aos generais que a unidade militar no município será fundamental em função do crescimento populacional e também do aquecimento da economia. “Nossa cidade é um centro convergente de todas as atividades essenciais para o crescimento da região norte. Precisamos de infra-estrutura para atender a população,” declarou.

Outros municípios também estão sendo sondados. O general Rui, o general de brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, general de brigada Gislei Morais de Oliveira, e o general de brigada Guilherme Cals Theophilo Gasparde Oliveira, estão visitando, os tiros de guerra e as delegacias do Serviço Militar de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta e Guarantã do Norte. “A futura unidade poderá ser, inclusive, fora do eixo da BR-163”, declara Rui.

Hoje, as organizações militares do exército, no Estado, são compostas por: Companhia de Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, 18º Grupo de Artilharia de Campanha de Rondonópolis, 13º Pelotão de Polícia do Exército de Cuiabá, 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres, 44º Batalhão de Infantaria Motorizado de Cuiabá, 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá (9° BEC), Tiros de Guerra de: Alta Floresta, Sinop, Colíder, Juara, Juína, Tangará da Serra, além das delegacias de Serviço Militar em diversos municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE