O trabalho de combate ao fogo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães continua e nesta segunda-feira (10.09) houve reforço do Exército. Cinqüenta militares chegaram ao local às 7h. No momento há 110 homens em campo, entre bombeiros, brigadistas do Ibama, militares do Exército e agentes ambientais da Defesa Civil. Outras 40 pessoas dão apoio logístico à operação.
A prefeitura de Cuiabá cedeu dois carros pipas e as instalações da Salgadeira para servirem de apoio ao grupo que trabalha no combate ao fogo. Superintendente de Defesa Civil, da secretaria de Estado do Meio Ambiente, o major Abadio Cunha, informou que o fogo na região do Coxipó, onde teve início, já foi controlado. O fogo continua dentro do Parque e a meta da equipe que trabalha no local é barrar os focos de calor antes do Portão do Inferno e evitar que cheguem na Salgadeira.
Um helicóptero do Ibama reforça o combate ao fogo e outros dois aviões já estão disponíveis.
O Governo de Mato Grosso começou a apoiar a ação do Ibama na operação de combate ao fogo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães há nove dias. Na segunda-feira passada (02) foram enviados para o local 42 bombeiros militares e mais 10 agentes ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que reforçaram a equipe de 40 brigadistas do Ibama. O helicóptero Águia 2, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), também foi utilizado.
Os primeiros reforços chegaram ao local menos de 24 horas depois do Estado ser acionado pelo Ibama, para dar apoio. Por ser Unidade de Conservação Federal, o Parque é de responsabilidade do Ibama. O fogo que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães começou em Cuiabá, na região da Comunidade São Gerônimo.