PUBLICIDADE

Exame confirma morte de macaco por febre amarela em MT

PUBLICIDADE

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) confirmou a morte de um macaco por febre amarela, no município de São José do Povo (região Sul do Estado). Há 40 dias, três primatas foram encontrados mortos na zona rural da cidade. Os exames confirmaram a doença em apenas um deles.

O caso também foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo a pasta, o caso serve de alerta por indicar a circulação do vírus no estado. Isso faz com que seja intensificada a atuação da Vigilância Epidemiológica no trabalho de monitoramento, bloqueios e cobertura de vacinas.

Segundo o coordenador de atenção básica de Saúde de Rondonópolis, Marcelo Miranda, o Escritório Regional da SES já está providenciando 40 mil vacinas para os municípios de Rondonópolis e São José do Povo, que fazem fronteira entre si. Um grupo de prevenção e combate à doença também foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis para atuar, principalmente, na zona rural, chamando a população para tomar a vacina.

De acordo com a SES, todos os meses, Mato Grosso recebe em torno de 80 mil doses de vacina contra a febre amarela, já que o estado está na zona de floresta Amazônica, região em que se concentra o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A vacinação em massa não será necessária, segundo a pasta, porque a doença é considerada erradicada, já que ainda não houve nenhuma notificação da febre amarela em humanos. Em outros estados, como Minas Gerais e Espírito Santo, a campanha de vacinação em massa tem sido feita por conta de já haver registros de casos confirmados. Lá, a vacinação de rotina não era praticada pelo poder público, como é feito em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE