sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ex-superintendente e servidores do Ibama presos na Operação Curupira saem da cadeia

PUBLICIDADE

O juiz federal Julier Sebastião da Silva acaba de revogar a prisão do ex-superintendente do Ibama em Mato Grosso Hugo Werle, preso no último dia 2, em Sinop, acusado de envolvimento com esquema de falsificação de documentos no Ibama para extração ilegal de madeira. Hugo e mais 9 pessoas saem da cadeia, dentre elas o madeireiro Wander Destefani, que é da região Norte, e também foi preso na Operação Curupira. Hugo Werle, além de prestar depoimento na Polícia Federal e Justiça Federal, também depôs na CPI dao Biopirataria, sempre negando envolvimento com o esquema.

Só Notícias sobteve cópia da decisão do juiz que considerou: “de posse dos documentos e demais provas carreadas no curso da investigação levada a cabo pela autoridade policial, visando a apuração de uma gama de delitos perpetrados em prejuízo ao meio-ambiente, à administração e erário público, mediante a associação de servidores do órgão encarregado da tutela ambiental com madeireiros e despachantes/lobistas, entendeu o órgão ministerial que no presente momento afigura-se desnecessária a prisão preventiva dos servidores do IBAMA. À exceção de Wander Destefani, tiveram contra si decretadas a custódia cautelar em razão de, na qualidade de servidores do IBAMA/MT, haverem diligenciado ativamente com o fito de promoverem licenças ambientais, planos de manejo e exploração e expedição de ATPFs indevidos”, explica o juiz.

“Ocorre que o resultado das investigações, implicou na exoneração e/ou afastamento dos mesmos do órgão em questão, que por ora encontra-se em processo de intervenção, impedindo qualquer atitude que pudesse vir a prejudicar a colheita das provas e mal ferir a ordem pública.
Observe-se que a manifestação do dominus litis encontra-se pautada nos documentos de que tem em posse em razão de sua função precípua, cabendo a este juízo acolher suas alegações no tocante aos servidores acima nominados até que esse órgão ultime sua atividade.
Conquanto não se trate Wander Destefani de servidor do IBAMA, de igual maneira, há que se acatar o pleito de revogação de sua prisão preventiva, uma vez que noticia o Ministério Público Federal a sua efetiva colaboração na instrução processual”, sentencia Julier.

Os servidores do Ibama que same da cadeia são: Benedito Paes de Camargo, Maura Regina Gonçalves, José Carlos Ferreira, Dinail Carlos da Silva, Edio Ciriaco de Oliveira, Plinio de Matos, Simplicio Luiz do Prado, Manoel Sebastião Teixeira Filho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE