PUBLICIDADE

Ex-superintendente da Sema é preso pela 2ª vez por fraude em cadastro ambiental

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (fotos: Só Notícias/assessoria)

O ex-superintendente de Regularização e Monitoramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), João Dias Filho, é um dos alvos da operação Polygunum, deflagrada, hoje de manhã, pela Polícia Civil. É a 2ª prisão dele em apenas 11 dias, por acusação de envolvimento em esquema de fraude no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A primeira prisão ocorreu no dia 13 deste mês, quando ainda ocupava o cargo de superintendente, mas foi exonerado na função no dia seguinte. João Dias foi solto após 5 dias do cumprimento de ordem de prisão temporária.

A informação sobre a nova prisão do engenheiro agrônomo foi confirmada pelo advogado dele, Francisco Faiad.

A defesa acompanhou o ex-servidor nesta manhã na Delegacia de Meio Ambiente (Dema), porém, afirmou que o depoimento de João Dias, ficou agendado para esta tarde.

Por enquanto, detalhes sobre a participação do acusado em supostas irregularidades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), ainda não foram esclarecidos, já que a operação corre em sigilo judicial.

Conforme Só Notícias já informou, a Operação Polygunum foi desencadeada para o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão referentes a fraudes ambientais investigadas pela Dema e o Ministério Público Estadual. Apenas um mandado de prisão não foi cumprido até o momento. As ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá, em endereços residenciais e escritórios de pessoas que atuam como responsáveis técnicos da área ambiental.

O nome da operação, Polygunum, faz referências a medidas geométricas de áreas, referenciadas em dados de propriedades, terrenos e cálculos de desmatamento.

A operação é coordenada pelos delegados Alessandra Saturnino, Gianmarco Paccola Capoani e Liliane de Souza Santos Murata Costa e conta com apoio operacional da Polinter.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE