O empresário Rodrigo Bormann, que residia em Sinop e se mudou há quase 3 meses para Flórida, nos Estados Unidos, falou ao Só Notícias sobre o furacão Milton, que ‘chegou’ esta noite e está causando preocupação para moradores e autoridades estadunidenses. Ele explica que precisou buscar abrigo com a família em outra região. “Moramos em Clermont região metropolitana de Orlando. Viemos buscar abrigo em Minneola cidade vizinha à Clermont, que está com alerta máximo e com toque de recolher a partir das 8 da tarde de hoje até as 6 da manhã (quinta-feira)”, detalhou.
Rodrigo também falou sobre o fechamento de estabelecimentos e escolas. “Empresas fechadas hoje e quinta. Postos, mercados e farmácias funcionam até as 6 horas (da tarde)”. Além disso, os moradores procuraram armazenar alimentos, água e produtos de higiene. “Houve uma intensa busca por água, papel higiênico, pilhas, lanternas e comidas enlatadas, as prateleiras dos mercados rapidamente ficaram vazias”, contou.
De acordo com as autoridades, a previsão é que haja falta de água e energia nas próximas horas. “Vai faltar energia e água nas casas por aproximadamente dois dias. Pessoas que moram em tampa, Sarasota e região costeiras do golfo do México, evacuaram desde ontem. Filas em rodovias federais e interestaduais. Estamos todos em alerta máximo, será possivelmente o maior furacão dos últimos anos”, contou ao Só Notícias.
Rodrigo disse que, além de estocar os alimentos, foi necessário fazer algumas adaptações, como deixar um closet da residência como ‘abrigo’, além de deixar a banheira cheia caso falte água. Moradores também posicionaram tapumes na janela.
O furacão tocou o solo da Flórida por volta de 20:30h com ventos de aproximadamente 190 km/ segundo boletim divulgado pelo NHC (Centro Nacional de Furacões).
Autoridades locais de condados na Baía de Tampa emitiram também alertas urgentes expressando a necessidade de evacuação dos moradores da região. Ao todo, 11 condados da Flórida têm evacuação obrigatória.
O aeroporto Internacional de Orlando, foi fechado temporariamente por conta do furacão Milton.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.