quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Ex-governador diz que Famato virou “ilha da fantansia”

PUBLICIDADE

Os produtores rurais de Rondonópolis reclamaram da falta de apoio da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) em relação ao movimento Grito do Ipiranga que acontece há mais de duas semanas no Estado. Além da falta de apoio, eles reclamam que diretores da Famato propuseram ontem o fim do movimento, que reivindica uma nova política agrícola para o Brasil. A denúncia aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) durante um ato público dos pecuaristas em frente ao Indea.

O ex-governador de Mato Grosso e um dos coordenadores do movimento, Rogério Salles se referiu a Famato como a “Ilha da Fantasia”. Ele reclamou que em frente a sede da classe que representa os produtores não há sequer uma faixa em apoio ao protesto dos agricultores. “Nossa entidade não assume que é representante dos produtores, então não sei porque ela existe e porque essas pessoas estão lá”, ressaltou.

Rogério chegou a defender a invasão da Famato e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pelos produtores para que as entidades passem a cumprir o papel de representatividade da classe produtora. “Como vamos cobrar do Congresso Nacional e do presidente uma resposta se as entidades que nos representam não estão fazendo nada por nós”, questionou.
Os produtores também reclamaram que pagam mais para serem filiados a Famato que de imposto federal. “Hoje eu pago R$ 100,00 de ITR (Imposto Territorial Rural) e R$ 500,00 para a Famato por ano e quando precisamos do apoio dos diretores ficamos sem nada”, reclamou um produtor que não quis se identificar.

Rogério lembrou que o movimento Grito do Ipiranga nasceu em Ipiranga do Norte (MT) e se alastrou pelo Brasil, mobilizando produtores rurais de todo o país. Nesta semana, eles também obtiveram apoio dos pecuaristas, que fecharam a sede do Indea em vários municípios, inclusive em Rondonópolis, onde a proposta é manter o órgão fechado até que haja determinação judicial para que seja novamente aberto.

O presidente da Famato, Homero Pereira foi procurado pela reportagem para comentar o repúdio dos produtores ao procedimento do órgão. Ele não foi encontrado, mas deve se manifestar ainda hoje a respeito do assunto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...

Carro sobe em calçada após colisão com moto no Nortão; um ferido

O acidente de trânsito envolvendo um Hyundai HB20 branco...

Politec procura familiares de duas vítimas em Sorriso

O Instituto Médico Legal da Politec de Sorriso procura...

Sinop: ciclista que se envolveu em acidente com carro morre no hospital

Maria de Lourdes de Oliveira Santos, de 55 anos,...
PUBLICIDADE