O prefeito de Paranaíta (362 quilômetros de Sinop), Osmar Antônio Moreira, confirmou que está suspensa em caráter emergencial a programação do festival de praia, que seria realizado entre os dias 29 a 31, na Ilha Fest Praia, no rio São Manuel. A definição ocorre após a Eletrobras (companhia responsável) identificar avarias nos sistemas de drenagem da Usina Hidrelétrica de Colíder e que resultaram no rebaixamento controlado do nível de reservatório e, em algumas localidades, o nível das águas baixou muito.
“Recebemos a notícia”, “que a usina hidrelétrica de Colíder vai ter que soltar suas águas, tendo que baixar 17 metros e 54 centímetros por dia, nos próximos 33 dias. À população de Paranaíta e que visita”, “o volume de água desapareceu de nossa praia, não temos ela para fazer o evento, então está cancelado”, detalhou o prefeito.
A concessionária da usina detalhou, anteriormente, que as instalações seguem estáveis. No momento, o status de segurança foi classificado como ‘Alerta’, o terceiro nível em uma escala de quatro (normal, atenção, alerta e emergência), “caracterizado por ocorrências que representam riscos à segurança da barragem, exigindo providências imediatas”.
A recomendação para o rebaixamento do reservatório foi feita por um painel de especialistas externos, com o objetivo de permitir uma avaliação técnica mais aprofundada e a definição de medidas corretivas que assegurem o retorno à normalidade operacional, por meio de reparos aos cinco drenos danificados e responsáveis pela pressão da água.
Conforme Só Notícias já informou, os prefeitos Rodrigo Benassi (PRD), de Colíder, Toninho Tijolinho, de Itaúba (PSB), Vinícius de Oliveira (União), de Nova Canaã do Norte, e o vice-prefeito de Cláudia, Fernando Leitão (PL) se reuniram em audiência, ontem à tarde, com o presidente da Eletrobras, Antonio Pardauil, para avaliar os impactos do caso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.