Sinop pode ter uma Agência de Capitania da Marinha no próximo ano. Nos próximos seis à oito meses o comando da Marinha estará analisando estudos feitos na região para definir o local da implantação da agência. Segundo o agente fluvial, capitão de corveta Adocílio Candido Tenório, Sinop tem grandes possibilidades para ser escolhido, “na nossa linha de ação, o posicionamento é de colocar a agência em Sinop, mas depende dos estudos do Comando”, salientou.
Segundo ele, os estudos feitos no mês de junho em que uma equipe sobrevoou a região de Sinop e Alta Floresta, já foram encaminhados à Brasília, e foi constatado a necessidade da criação de uma agência na região. “O projeto é transformar a agência de Cuiabá em delegacia, e essa agência passaria para o Norte”, ressalta.
Entre as atribuições da agência estão as atividades básicas do sistema de segurança do tráfego aquaviário, tanto da vida humana como da poluição do meio ambiente por embarcações, a fiscalização, e os todos os demais trabalhos de competência da Marinha. Tenório relatou que já foi cedido pela prefeitura, um terreno para a instalação da agência no município.