PUBLICIDADE

Estudo sobre desmates em áreas de preservação em MT sai amanhã

PUBLICIDADE

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Presidência da República, apresenta amanhã, em Cuiabá, os dados do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), que mediu o desmatamento em áreas de preservação do Mato Grosso durante o ano de 2008. O ProAE é realizado desde 2005 pelo Sipam, que tem dentre suas atribuições a geração de informações sobre o meio ambiente amazônico. Através da coleta e interpretação de imagens de satélite, foram obtidos os dados sobre alterações da cobertura vegetal das 69 terras indígenas, 41 unidades de conservação estaduais e 8 federais, além das 2 reservas particulares do Estado. São quase 20 milhões de hectares ou 200 mil km² (cerca de 22% do território mato-grossense) onde existem, por lei, restrições ao desmatamento.

Nesse ano, os índices diminuíram em relação ao último levantamento, porém, seguem ocorrendo nessas áreas teoricamente protegidas. A maior alteração anual ocorreu nas terras indígenas. Já as unidades de conservação
estaduais, mesmo tendo reduzido a incidência de desmatamento em 2008, têm a maior área devastada no acumulado dos anos, 20% de seu total.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolvendo três veículos deixa um morto em rodovia de Mato Grosso 

Um motociclista, identidade não confirmada, morreu esta tarde após...

Justiça de Mato Grosso nomeia 214 aprovados em concurso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso divulgou os...
PUBLICIDADE