Estudantes de Sorriso serão orientados, hoje e amanhã, sobre os direitos do consumidor e medicamentos genéricos. O superintendente de Defesa do Consumidor, Angelo Boreggio Neto, a Gerente de Suporte Técnico do Procon, Gisela Simona Viana de Souza, orientam os alunos quanto aos artigos defendidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), quais os direitos e deveres dos consumidores, o que é o Procon e como a população pode ter acesso a ele. Já a especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Ilca Moitinho, irá apresentar qual a atual situação do mercado de medicamentos no Brasil e o que são os medicamentos genéricos.
“O objetivo do ‘Projeto [Anvisa] é combater através das palestras o falso discurso de que os medicamentos genéricos não são eficazes e, através das fiscalizações, oferecer um mercado de medicamentos cada vez mais seguro aos consumidores mato-grossenses”, informou o superintendente Angelo.
De acordo com a representante da Anvisa, Maria Ilca, nem todos sabem que os [medicamentos] genéricos têm efeito idêntico aos remédios de referência [ou marca], vez que passam por diversos testes de qualidade. “Além disso, seu preço chega a ser 30% menor que os de marca, o que estimula a concorrência do mercado de medicamentos”, explicou.