Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Sinop foram premiados na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada em São Paulo. O evento foi encerrado hoje e três alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) ao curso de Eletromecânica conquistaram a premiação. Um deles foi classificado para a etapa internacional, que ocorrerá em Bangkok, na Tailândia, em agosto de 2025.
A delegação de Sinop foi composta pelos estudantes Arthur Luiz Araújo Soares Gomes de Castro, Danilo André Della Silva e João Gabriel Soares Santos, sob a orientação e acompanhamento do professor Thiago da Silva Melo, mestre em Geografia.
A OBG, realizada desde 2015, conta com uma fase nacional — composta por etapas online e presenciais — e uma fase internacional. A fase nacional da OBG 2024 está acontecendo no Hotel Premium, em Campinas (SP), desde o dia 26 de novembro. Dos cerca de 37.200 candidatos inscritos, 222 foram selecionados para esta etapa presencial.
Para chegar à fase nacional, os estudantes participaram de três etapas de provas em nível estadual, realizadas em equipe. Na etapa estadual, o IFMT Campus Sinop conquistou 30 medalhas: 12 de ouro, 3 de prata e 15 de bronze. A equipe formada pelos três estudantes premiados ficou em 3º lugar no estado, garantindo a vaga para a etapa nacional como a única representante do IFMT e da região norte de Mato Grosso.
A Olimpíada tem como objetivo valorizar a ciência geográfica nas escolas, promovendo conhecimento, experiências enriquecedoras e estimulando alunos e professores a desenvolverem habilidades de análise e interpretação de fenômenos geográficos.
Para Danilo André Della Silva, classificado para a etapa internacional, a troca de experiências e o contato com diferentes culturas são os aspectos mais marcantes da competição. “Para mim, tem sido momentos muito especiais: viajar, participar da cerimônia de abertura, socializar com pessoas de outros lugares do país e testar meus conhecimentos nas provas que estamos realizando”, afirmou.
Sobre os conteúdos abordados na competição, o professor Thiago Melo destacou a diversidade de temas cobrados, que abrangeram desde dimensões naturais até sociais, buscando integrar essas áreas. Entre os assuntos estudados, destacaram-se cartografia, geomorfologia, geografia urbana e ambiental.
Enquanto os estudantes realizavam suas atividades, os professores participaram do II Seminário de Práticas Educativas no Ensino de Geografia, que incluiu palestras sobre temas como inteligência artificial aplicada à educação, estudos do meio e geografia escolar. “Nesse sentido, essas discussões foram importantes para refletir e aprimorar a prática docente”, afirmou o professor.
Desde 2023, a OBG passou a priorizar as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Os estudantes participantes deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.
A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe de professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação do Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos e o Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza, do Curso de Geografia/Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG) e do Prof. Dr. Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências/UNICAMP, tendo ainda colaboração da Profª. Dra. Gabrielle Cifelli, professora na FATEC Barueri e Itu-SP.
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