sábado, 7/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Estudante de Mato Grosso mostrará habilidade musical em programa de TV

PUBLICIDADE

A falta de visão não limitou o desenvolvimento e os sonhos de Luiz Guilherme Pinheiro, 13 anos. Quando ainda era bebê, sua família descobriu que ele seria deficiente visual e resolveu oferecer meios para que o garoto superasse a deficiência. O resultado pode ser conferido nesta sexta-feira (01.07), quando Luiz Guilherme participará do programa encontro com Fátima Bernardes, da rede Globo, a partir das 10h50.

O adolescente, que mora em Chapada dos Guimarães, falará de sua trajetória e mostrará o seu talento com a música. Luiz toca gaita, teclado, acordeom, flauta, lira, triângulo, escaleta (instrumento semelhante ao acordeom e à harmônica de boca) e “um pouco de violão”. Luiz viajou para o Rio e Janeiro acompanhado da mãe Elaine Medeiros e da professora Jansiléia Nogueira. “Descobri que qualquer coisa que eu queira fazer eu posso. Levo uma vida normal, com muitas brincadeiras e estudos, é claro”, diz o jovem que quer fazer faculdade de música.

Luiz Guilherme está na expectativa para participar do programa. “Está previsto eu tocar a música Asa Branca na sanfona e creio que trechos musicais de outros instrumentos. Vou mostrar o que sei fazer”. A ansiedade é compartilhada pelos pais, Elaine e Esly Geraldo Pinheiro, que acreditam que a participação é uma oportunidade.

A iniciativa de mostrar o talento de Luiz Guilherme partiu da professora Jansiléia, que o acompanha na sala de recurso da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz, em Chapada dos Guimarães. Ela gravou um vídeo da apresentação que ele dedicou às mães em maio deste ano e enviou para a produção do programa global, que em resposta solicitou mais alguns vídeos. “A ideia é mostrar que as pessoas privadas de visão são capazes”.

Segundo a professora, a escola tem um papel inovador na vida das pessoas com deficiência. “Veja o caso do Luiz, ele é focado, certo do que quer para sua vida. Para ele, não tem limites. As oportunidades em adquirir independência lhe foram mostradas e ele agarra com muita determinação”.

A mãe Elaine comenta que o filho é superindependente, faz tudo sozinho, gosta de cozinhar. “É noveleiro, identifica os personagens pela voz, relembra de atuações dos artistas em episódios passados quando está vendo a novela, que as vezes nem eu consigo lembrar. Tem uma mente”, atesta a genitora.

Luiz Guilherme, no entanto, aponta seus defeitos. “Sou enjoado, especialmente quando o assunto é comida. Não suporto arroz e feijão, substituo-os perfeitamente por batata, purê, entre outros. E não como glúten porque engorda. Mas tenho uma grande qualidade, sou curioso e isso me direciona para as descobertas”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com mais de 70 toneladas, eixo da roda-gigante chega ao Parque Novo Mato Grosso

O eixo da maior roda-gigante da América Latina chegou...

Veículo pega fogo em avenida de Lucas do Rio Verde

Um VW Gol 1000 branco foi avariado após pegar...

Mulher fica ferida após acidente entre carro e moto em Sinop

O veículo VW Voyage, cor prata, e a motocicleta,...
PUBLICIDADE