A estrutura do Corpo de Bombeiros de Sinop deve melhorar a partir do segundo semestre deste ano. Pelo menos 15 militares reforçarão o efetivo e o município receberá mais uma viatura. O comandante da base, major Roni Robson Cruz Barros, explicou, ao Só Notícias, que os novos profissionais fazem parte de um grupo de 300 bombeiros que serão contratados, pelo Estado, no período da Copa do Mundo. Após o evento, eles serão distribuídos entre as bases dos municípios.
Enquanto isso não ocorre, porém, a situação seguirá “complicada”. Atualmente, são três viaturas e 39 soldados, sendo que 6 ficam concentrados no aeroporto municipal João Batista Figueiredo. Com o pouco efetivo, apenas uma viatura pode ser utilizada no atendimento às ocorrências, sendo que duas ficam “de reserva”. Segundo o comandante, são necessários dois veículos atendendo às ocorrências, porém, não há profissionais para isso. A expectativa é de que a situação mude com a chegada dos outros 15.
“Cerca de 80 ocorrências deixam de ser atendidas por mês, de forma imediata”, afirmou Roni, relatando que é frequente o fato de duas ocorrências acontecerem no mesmo momento e uma ter que ficar esperando, principalmente em horários de “pico”. Ele afirmou ainda, que “sempre foi desse jeito”.
Além de Sinop, a base atende outros oito municípios do Nortão, incluindo Santa Carmem e Cláudia, que são as cidades mais próximas. Só no ano passado, foram atendidas 3.680 ocorrências, uma média de 11 por dia, segundo o órgão. Nos finas de semana, o número aumenta, apresentando uma média de 26 por dia.
Além das três viaturas, o Corpo de Bombeiros possui, atualmente, um caminhão de combate à incêndio, uma caminhonete e um veículo Gol. Estes dois últimos destinados às atividades administrativas.