PUBLICIDADE

Estrangeiros conhecem sistemas do centro de processamentos do Estado

PUBLICIDADE

As experiências do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) em produtos e serviços, o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan) e o Sistema de Gestão da Dívida Pública são alguns dos assuntos que serão abordados pelo presidente do órgão, Djalma Soares, durante o Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros. O evento reúne, hoje e amanhão, no Rio de Janeiro, representantes do Brasil e exterior.

A proposta do seminário é a troca de informações entre os participantes, com base nas experiências bem-sucedidas do setor, tanto em nível nacional como internacional.Nos dois dias do evento serão promovidos oito painéis com temas como: Estratégias de desenvolvimento e implantação de Sistemas de Administração Financeira (Siaf); Aspectos tecnológicos do Siaf; Siaf estadual como instrumento de cooperação e harmonização fiscal; Experiências de empresas públicas consultoras em Siaf; Orçamento e transparência no gasto público – Siaf como instrumento de accountability; Centros de custos: metodologias, relatórios e benefício da informação de custos; Experiência internacional na implantação da convergência contábil e o Siop: Sistema de Orçamento e Planejamento do Governo Federal.

Soares apresenta, hoje, as soluções implementadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pelo órgão mato-grossense. No mesmo painel, de empresas públicas, expõem suas experiências os representantes de Santa Catarina e Minas Gerais. Bem como, o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinicius Ferreira Mazzoni.

Para Djalma, Mato Grosso vem despontando no cenário nacional graças à modernidade conferida aos sistemas desenvolvidos no estado. "Temos conquistado espaço no cenário nacional, o Fiplan é um exemplo dessa realidade, tanto que foi adotado pelos governos de Roraima e Bahia. Com a amplitude de atendimento às necessidades contábeis que possui, o software pode ser customizado a muitos outros estados que se interessarem", destaca ele.

Dentre os produtos desenvolvidos pelo Cepromat estão: o sistema Fiplan MT e de outros estados, Fale Cidadão (AGE/MT), Sistema de Sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), Sistema de Controle Interno – SCI (AGE/MT), Sistema de Informações Gerenciais – SIG-MT, Sistema de Controle de Arrecadação – SCA (Sema/MT), Sistema de Controle de Serviços Públicos – SCSP (Ager/MT), Sistema de Protocolo do Estado de Mato Grosso (SAD/MT) e Sistema Integrado da Dívida pública – SID (Sefaz/MT), em fase de desenvolvimento.

Como parte dos serviços oferecidos pela empresa estão a gestão da infraestrutura do Data Center, a gestão de TIC de Mato Grosso e a gestão da TI do Estado para a Copa 2014. Integram o evento o professor da Universidade de Illinois (EUA), James Chan, o chefe Adjunto da Divisão de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) de Washington (EUA), Mario Pessoa, o chefe da Divisão de Gestão Fiscal e Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Vicente Fretes, o expositor da European Federation of Accountants, Thomas Muller. Além de representantes do governo federal e dos estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Ceará, Paraná e Acre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE