PUBLICIDADE

Estão abertas inscrições de fórum que debaterá conservação do patrimônio histórico estadual

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) organizará, entre os dias 11 e 12 de novembro, o 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense, destinado a arquitetos, urbanistas, estudantes e servidores de órgãos públicos que atuam com patrimônio e que tem como objetivo conscientizar os profissionais e a sociedade sobre a importância da preservação de bens culturais. As inscrições já estão abertas no site do conselho e serão disponibilizadas 180 vagas (gratuitas). O evento será realizado no teatro do Sesc Arsenal, a partir das 8h20, com a apresentação cultural do Instituto Ciranda.

De acordo com o Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, o evento é uma forma de informar os profissionais sobre a conservação do patrimônio histórico e o impacto que isso tem na paisagem. “O patrimônio histórico é um elemento muito sensível e são poucos os que se especializam e aprendem a lidar com essa modalidade. Assim como o Fórum é uma forma de transmitir para a sociedade que é necessário preservar a memória para que os bens possam ter uma vida útil maior, uma maior cautela, um respeito maior”. 

A programação é dividida em três eixos de abordagem, sendo eles o patrimônio arquitetônico com práticas de projeto e execução, formação de políticas públicas e parcerias nas áreas de patrimônio e memória e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Além disso, a programação conta com a participação de renomados nomes da área de atuação, como Isabel Ballesté, Jorge Tinoco, Luciana Pelaes Mascaro, Francyla Bousquet Santos, Maria Regina Pontin de Mattos e outros que irão compor as 10 palestras e outras quatro mesas redondas.

O evento ainda conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), Instituto Homem Brasileiro (IHB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE