quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Estados poderão ter fundo para equipar polícias

PUBLICIDADE

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou ontem, o projeto de lei que cria um fundo estadual para o reequipamento dos órgãos de segurança estaduais. A proposta, de autoria do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), define as origens de recursos que poderão ser incorporados ao fundo.

Para o relator, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), a proposta é importante para aumentar os recursos das policias estaduais. “A criação do fundo fortalecerá o sistema de segurança pública, aumentando a autonomia administrativa e financeira dos estados nessa área”, afirmou.

A proposta define oito fontes de recursos para o fundo de reequipamento. Entre elas estão a venda de bens apreendidos (como veículos) e arrecadados (como dinheiro), cuja propriedade não foi identificada depois de 18 meses; a venda de bens apreendidos ou arrecadados por abandono; e as devoluções de fianças não recuperadas pelos réus.

O projeto determina ainda que o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), administrado pelo Ministério da Justiça, poderá receber recursos provenientes da perda e quebramento de fianças. A perda ocorre quando o réu, após pagar a fiança, é condenado e não se apresenta à prisão. Já o quebramento acontece quando o réu é intimado pelo juiz e deixa de comparecer à convocação sem motivo justo.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE