Mato Grosso receberá pouco mais de R$ 337 mil para implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual (PAIR). A formação do convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi publicada hoje, com vigência até junho de 2014. As ações acontecem inicialmente em seis municípios (a serem divulgados).
O governo federal aponta que o PAIR trata-se de uma metodologia de articulação e fortalecimento de redes de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Sua finalidade é a criação e/ou o fortalecimento das redes locais por meio da implantação de ações integradas, possibilitando a articulação e a integração dos serviços, associada à participação social na construção dos processos. Com isso, um dos objetivos é integrar políticas e desenvolver metodologias adequadas que possam ser disseminadas e replicadas.
O programa é fruto de uma parceria firmada em outubro de 2002, que surgiu a partir de uma iniciativa conjunta do governo brasileiro e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que trouxe como parceiros técnicos a Partners of the Americas e a Organização Internacional do Trabalho.