PUBLICIDADE

Estado planeja comprar scanner corporal avaliado em R$ 7 milhões

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) divulgou uma ata de registro de preço no valor de R$ 7 milhões para futura e eventual aquisição de equipamento de raio-x para inspeção corporal (scanner de corpo e periféricos) para detecção de celulares, armas, drogas, narcóticos, explosivos e outros ilícitos sob roupas ou interior do corpo. O objetivo é atender a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh ).

A ata de registro de preço, publicada no Diário Oficial do Estado, que circula hoje, é um recurso usado na contratação de bens e serviços, por meio de licitação na modalidade de concorrência ou pregão, em que as empresas assumem o compromisso de fornecimento a preços e prazos registrados previamente. A empresa disposta a oferecer o serviço é sediada em Minas Gerais.

O scanner para inspeção corporal é uma reivindicação do sindicato dos agentes penitenciários (Sindispen) que considera o uso de aparelhos tecnológicos a maneira mais eficiente para coibir irregularidades nos presídios como a entrega de drogas e até mesmo armas de fogo ou artesanais pelos visitantes dos presidiários.

O equipamento escaneia todo o corpo de quem passa por ele, revelando todos os detalhes e mostrando objetos que estejam escondidos na roupa ou no corpo do visitante. No Brasil, Estados como a Paraíba e Rio Grande do Sul já dispõem destes aparelhos nas unidades prisionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão, pega fogo e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE