PUBLICIDADE

Estado lança programa de qualificação profissional visando a Copa

PUBLICIDADE

Com o propósito de inserir a população mato-grossense no processo do desenvolvimento estadual, acentuado com o advento da Copa do Mundo de 2014, o governo do Estado, por meio da Agecopa e da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), lança na próxima semana o Programa Copa em Ação. O lançamento da ação governamental será no dia 27 de julho, às 9 horas, no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, na presença da primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, e do presidente da Agecopa, Eder Moraes, entre outras autoridades.

O Programa Copa em Ação, que contará com o aporte inicial de R$ 10 milhões, terá três eixos de atuação: promover a qualificação profissional, tanto da população mato-grossense que está fora do mercado de trabalho, como também para os já empregados como forma de requalificá-los; fomentar o microempreendedorismo, por meio do programa Microcrédito a Juro Zero e fortalecer o atendimento ao cidadão, com a expansão dos serviços prestados pelo Sine Estadual.

Neste processo, caberá a Agecopa realizar o repasse dos recursos já assegurados no orçamento e a Setecs a execução do projeto. "Milhares de pessoas serão qualificadas, o que ampliará as oportunidades no mercado de trabalho para a Copa do Mundo e também para o pós-Copa. É um dos principais legados que Mundial deixará para a população, fortalecendo principalmente o setor turístico", ressaltou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

Na semana sequente ao lançamento da ação, já estarão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional em áreas estratégicas, tais como comércio; serviços; construção civil; turismo, entre outras.

Nesta primeira etapa do programa, estão previstas mais de 3.500 vagas para cursos de capacitação profissional a serem executados em 17 municípios, abrangendo a região do Vale do Rio Cuiabá e outras localidades do Estado com potencial turístico.

Contudo, conforme adiantou a secretária da Setecs, Roseli Barbosa, por se tratar de um programa que se estenderá até 2014, ano da realização da Copa do Mundo de Futebol, com sede na Capital mato-grossense, a expectativa é de beneficiar todos os setores que serão afetados direta e indiretamente com a realização do evento esportivo e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população.

"O programa Copa em Ação é mais uma iniciativa do Governo do Estado com o foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Com esta ação, o legado da Copa não ficará restrito às obras estruturantes. O nosso maior objetivo é oportunizar aos mato-grossenses condições para melhora de sua qualidade de vida, assim como dos familiares, e a qualificação profissional é um desses instrumentos de transformação social", destacou a secretária da Setecs, Roseli Barbosa.

Nos cursos disponibilizados em Cuiabá e em Várzea Grande, os interessados poderão se inscrever no posto do Sine Estadual do Ganha Tempo, localizado no centro da Capital, em frente à Praça Ipiranga. Já em outras localidades de Mato Grosso, as inscrições poderão ser efetuadas nas Secretarias de Assistência Social dos municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE