Com o propósito de inserir a população mato-grossense no processo do desenvolvimento estadual, acentuado com o advento da Copa do Mundo de 2014, o governo do Estado, por meio da Agecopa e da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), lança na próxima semana o Programa Copa em Ação. O lançamento da ação governamental será no dia 27 de julho, às 9 horas, no Salão Nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, na presença da primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, e do presidente da Agecopa, Eder Moraes, entre outras autoridades.
O Programa Copa em Ação, que contará com o aporte inicial de R$ 10 milhões, terá três eixos de atuação: promover a qualificação profissional, tanto da população mato-grossense que está fora do mercado de trabalho, como também para os já empregados como forma de requalificá-los; fomentar o microempreendedorismo, por meio do programa Microcrédito a Juro Zero e fortalecer o atendimento ao cidadão, com a expansão dos serviços prestados pelo Sine Estadual.
Neste processo, caberá a Agecopa realizar o repasse dos recursos já assegurados no orçamento e a Setecs a execução do projeto. "Milhares de pessoas serão qualificadas, o que ampliará as oportunidades no mercado de trabalho para a Copa do Mundo e também para o pós-Copa. É um dos principais legados que Mundial deixará para a população, fortalecendo principalmente o setor turístico", ressaltou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.
Na semana sequente ao lançamento da ação, já estarão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional em áreas estratégicas, tais como comércio; serviços; construção civil; turismo, entre outras.
Nesta primeira etapa do programa, estão previstas mais de 3.500 vagas para cursos de capacitação profissional a serem executados em 17 municípios, abrangendo a região do Vale do Rio Cuiabá e outras localidades do Estado com potencial turístico.
Contudo, conforme adiantou a secretária da Setecs, Roseli Barbosa, por se tratar de um programa que se estenderá até 2014, ano da realização da Copa do Mundo de Futebol, com sede na Capital mato-grossense, a expectativa é de beneficiar todos os setores que serão afetados direta e indiretamente com a realização do evento esportivo e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população.
"O programa Copa em Ação é mais uma iniciativa do Governo do Estado com o foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Com esta ação, o legado da Copa não ficará restrito às obras estruturantes. O nosso maior objetivo é oportunizar aos mato-grossenses condições para melhora de sua qualidade de vida, assim como dos familiares, e a qualificação profissional é um desses instrumentos de transformação social", destacou a secretária da Setecs, Roseli Barbosa.
Nos cursos disponibilizados em Cuiabá e em Várzea Grande, os interessados poderão se inscrever no posto do Sine Estadual do Ganha Tempo, localizado no centro da Capital, em frente à Praça Ipiranga. Já em outras localidades de Mato Grosso, as inscrições poderão ser efetuadas nas Secretarias de Assistência Social dos municípios.